mulher de fato a sorrir
mulher de fato a sorrir

Se tem um negócio, está a pensar começar criar um, ou precisa de financiamento para ajudar a sua empresa num momento de dificuldades financeiras, mas não consegue investir neste momento: saiba que existem várias soluções de crédito para empresas para o ajudar.

Neste artigo, explicamos a importância do empréstimo empresarial e apresentamos as principais modalidades de empréstimo disponíveis em Portugal. Mas, vamos mais longe, e partilhamos algumas dicas para conseguir crédito para empresas em dificuldade, ilustrando como o Sr. Forreta o pode ajudar a encontrar a proposta mais vantajosa para a sua empresa.

O que é um crédito empresarial?

O crédito empresarial é um empréstimo concedido por uma uma instituição financeira a uma empresa, no qual o dinheiro é cedido com um custo cobrado em forma de juros.

Seja a título pessoal ou empresarial, um crédito tem a mesma base. Porém, o que diferencia estes dois produtos é a sua finalidade. Ou seja, o empréstimo para empresa deve ser sempre utilizado como financiamento para um negócio e pode ser solicitado para:

  • Iniciar ou expandir o negócio;
  • Investir em materiais e equipamentos;
  • Ter mais fundo de maneio;
  • Pagar investimentos ou saldos em dívida;
  • Abastecer o stock.

Todavia, lembre-se que ao optar por uma linha de crédito, a empresa está a assumir um risco adicional, o que pode dificultar a obtenção de novos financiamentos e levar até ao risco de sobre-endividamento. Portanto, avalie cuidadosamente as necessidades do negócio antes de solicitar um empréstimo.

Bancos ou agências financeiras?

Bancos ou agências financeiras?

Tanto os bancos como as agências financeiras oferecem uma ampla variedade de produtos financeiros regulados pelo Banco de Portugal. No entanto, para fazer a escolha certa, é necessária uma análise aprofundada.

Por exemplo, os bancos geralmente disponibilizam limites de crédito mais altos do que as agências financeiras. Mas, estes são mais seletivos em relação aos seus clientes, o que pode resultar num atraso do processo de aprovação e maiores riscos de recusa.

Por outro lado, as agências financeiras costumam oferecer uma resposta mais rápida, permitindo que o cliente faça o pedido de crédito online e receba o valor solicitado na sua conta bancária até dois dias úteis.

Contudo, antes de selecionar a instituição, avalie todas as propostas e peça várias simulações para perceber qual a solução que melhor se adequa ao seu negócio.

Quais são as opções de crédito empresarial em Portugal?

Quais são as opções de crédito empresarial em Portugal?

Existem diversas opções de empréstimo às empresas, que variam de acordo com cada instituição financeira. Algumas das categorias mais comuns incluem:

Multifinanciamento

O crédito multifinanciamento consiste numa linha única de crédito que engloba várias soluções a curto prazo para a sua empresa, como conta corrente caucionada, financiamento de importação ou exportação, garantias bancárias e desconto de letras.

Esta opção permite reduzir os custos iniciais e do próprio financiamento, já que junta vários produtos num só contrato.

Crédito ao investimento

Uma solução que incentiva o crescimento das empresas, com financiamento de taxa fixa ou variável e com um plano de pagamentos adaptável às necessidades da empresa.

O crédito empresarial ao investimento pode ser utilizado para financiar atividade profissional, adquirir ou construir instalações, comprar propriedades de investimento, etc.

Apoio à tesouraria

O crédito de apoio à tesouraria, ou fundo de maneio, é um empréstimo de curto prazo para ajudar a empresa a fazer face a flutuações de tesouraria, com a garantia de ter sempre capital disponível.

Esta modalidade para empresas é bastante procurada devido às taxas competitivas e às comissões mais baixas.

Crédito para pagamento de fornecedores

O crédito confirming facilita o processo de pagamento aos fornecedores da sua empresa, em qualquer país e moeda. Esta modalidade possibilita um melhor relacionamento e imagem da empresa junto dos seus fornecedores.

Com apenas um único contrato, as empresas podem controlar o processo e têm acesso ao estado de cada pagamento.

Garantias bancárias perante terceiros

Este produto financeiro assegura que a empresa cumpra as suas obrigações enquanto cliente/fornecedor, como admissão a concursos públicos, realização de obras e cumprimento de contratos.

Crédito para pagamento de impostos

Uma modalidade que oferece liquidez para pagar impostos à Autoridade Tributária e Aduaneira ou contribuições à Segurança Social, evitando coimas por incumprimento de prazos.

Para solicitar este crédito, necessita de apresentar a situação fiscal regularizada e comprovativos referentes aos impostos por liquidar.

Leasing

Uma instituição financeira cede a utilização temporária de um ou mais bens através do pagamento de uma renda, podendo ser mobiliário, imobiliário ou automóvel. No final do contrato, tem a possibilidade de comprar este bem por um preço pré-estabelecido, devolvê-lo ou de estabelecer novo contrato de leasing.

O leasing mobiliário destina-se a bens móveis, como veículos, maquinaria, equipamentos ou material de escritório. O leasing imobiliário diz respeito à utilização temporária de imóveis, nomeadamente instalações fabris, armazéns, hotéis e escritórios. O leasing automóvel aplica-se a viaturas novas ou usadas, ligeiras e de mercadorias a combustão, elétricas e híbridas.

Como funciona o crédito para empresas com dificuldades?

Há várias soluções de crédito para empresas, cada uma com finalidades diferentes.

Portanto, antes de decidir, analise a situação e as necessidades da sua empresa, assim como os empréstimos já contratualizados. Isso ajudará a identificar o financiamento mais adequado.

Se o seu negócio está em dificuldades, um crédito urgente para empresas pode não ser a melhor opção. Pode ter dificuldade em obter financiamento, já que será considerado arriscado pela entidade financeira. Mesmo se conseguir o empréstimo, devido ao seu histórico, podem ser exigidos juros elevados.

Todavia, pode tentar simular um crédito, reunindo argumentos que comprovem o cumprimento de compromissos anteriores com o banco e o Estado. Se o último balanço da empresa for sólido, inclua-o na documentação contabilística. Esses documentos demonstram a capacidade financeira do seu negócio e aumentam a confiança na sua candidatura.

Conheça 3 dicas para solicitar crédito empresarial

Para convencer a instituição financeira a aprovar o empréstimo para a sua empresa, não basta que a sua ideia de negócio seja boa, também é preciso que pareça boa.

Principalmente se estiver a pedir crédito para empresas com menos de 1 ano ou com dificuldade financeira.

Por isso, partilhamos 3 dicas que o podem ajudar no momento de pedir um crédito empresarial.

  1. Identifique a empresa
    Elabore ou atualize o seu plano de negócios, identificando a tipologia, mercado, produtos ou serviços e plano de crescimento a médio e longo prazo. Defina também o montante, prazo e plano de amortização do empréstimo.

  2. Prove a capacidade financeira da sua empresa
    Reúna o último balanço e demonstração de resultados, comprovativo de não dívida à Autoridade Tributária e Segurança Social, histórico de crescimento e documentação contabilística. Descreva também a estrutura patrimonial da empresa.

  3. Conheça as entidades financeiras
    Pesquise e selecione as instituições financeiras mais fiáveis antes de pedir cotação. Utilize simuladores de crédito para empresas e analise cuidadosamente as condições oferecidas pelas várias entidades. Desta forma, poderá tomar a decisão mais acertada para ua empresa.

Como escolher o melhor crédito para a empresa?

Como escolher o melhor crédito para a empresa?

Antes de decidir qual o empréstimo mais adequado para a sua empresa, faça uma avaliação cuidadosa dos produtos disponíveis no mercado. E, de seguida, escolha aquele que melhor se adapta às necessidades do seu negócio.

Para fazer uma comparação justa entre os créditos disponíveis, tenha em conta a taxa anual de encargos efetiva global (TAEG). A TAEG representa o custo total do empréstimo, incluindo juros, comissões, seguros e outros encargos.

Além disso, deve analisar o plano de reembolso e certificar-se de que é realista e adequado à capacidade financeira da sua empresa. Verifique também as taxas de juros, o prazo e as modalidades de pagamento oferecidas pelas diferentes instituições financeiras.

Por último, lembre-se de que nem sempre os melhores créditos são os que apresentam as taxas de juros mais baixas. Avalie cuidadosamente todas as condições oferecidas, calcule a TAEG e escolha a solução que oferece as melhores condições globais para a sua empresa.

A melhor financeira de crédito empresa para si

Chegado a este ponto, é altura de comparar as diversas propostas de empréstimos para empresa que existem no mercado.

Para encontrar a melhor opção, utilize simuladores de crédito empresarial das entidades financeiras. Ou, caso procure simplificar o processo, peça a um mediador de crédito que negoceie a proposta que melhor se adequa à sua empresa.

O Sr. Forreta, especialista no mercado financeiro português, é uma excelente opção para obter uma simulação de crédito de forma simples e rápida, sem sequer sair de casa. Ao preencher um breve formulário, os consultores especializados do Sr. Forreta entram em contacto consigo para obter mais informações sobre a sua empresa e as suas necessidades.

Com base na análise será, assim, possível encontrar a melhor proposta de crédito. A análise do processo é gratuita e sem qualquer compromisso. Ou seja, se a proposta não atender às suas expectativas, não terá qualquer custo associado. Se concordar com a
proposta, o pedido seguirá para análise, que será concluída no máximo em 48 horas úteis.

Ao escolher o Sr. Forreta como mediador de crédito, estará a trabalhar com uma empresa experiente com uma vasta rede de parceiros financeiros. Desta forma, o Sr. Forreta pode ajudá-lo a encontrar as melhores opções para a sua empresa, com condições vantajosas.

Não perca mais tempo a procurar o melhor crédito empresarial para o seu negócio. Conte com o Sr. Forreta para o ajudar a encontrar a melhor solução de empréstimo, sem complicações.