agente do sr. forreta a fechar negocio com cliente que obteve credito consolidado ao melhor custo-benefício
agente do sr. forreta a fechar negocio com cliente que obteve credito consolidado ao melhor custo-benefício

Dicas Melhor Crédito Consolidado

Se quer estimular a sua poupança e organizar o seu orçamento mensal, siga os conselhos do Sr. Forreta para obter o melhor custo benefício na hora de escolher o crédito consolidado.

Pelo impacto que a contratação de um crédito tem nas nossas finanças pessoais, é importante que antes de se decidir por uma determinada solução de crédito faça uma pesquisa aturada que envolva, por exemplo, a comparação das taxas de juro praticadas pelas diversas instituições de crédito existentes no mercado português, para que a decisão lhe pese o menos possível na carteira.

Pesquisar e comparar propostas é, contudo, apenas uma parte do trabalho que deve ter antes escolher os melhores créditos para si. Coisas como o cálculo da sua taxa de esforço, verificação junto do Banco de Portugal (BdP) se o seu nome está na Central de Responsabilidades de Crédito (também denominada “lista negra do Bando de Portugal”) e se a instituição de crédito que escolheu está acreditada pelo regulador, são outras das preocupações que deve ter em mente, especialmente quando o que está em causa é optar pelo melhor crédito consolidado para si e para as suas necessidades.

Porque a contratação de um crédito se trata, como referimos, de uma ação que traz responsabilidades acrescidas à sua vida financeira, ao longo deste artigo vamos, com a ajuda do Sr. Forreta, especialistas na intermediação de créditos junto das maiores financeiras autorizadas em Portugal, dar-lhe a conhecer tudo o que deve fazer para obter o melhor crédito consolidado do mercado.

O que é um Crédito Consolidado?

Antes de lhe explicarmos o que é um crédito consolidado e como o pode utilizar, é importante pegarmos na calculadora e fazermos as contas à nossa taxa de esforço.

Na prática, a taxa de esforço corresponde à percentagem do rendimento total mensal do seu agregado familiar que se destina ao pagamento de prestações de crédito revelando-nos, no processo, com quanto dinheiro podemos contar por mês para fazermos face a outras despesas do nosso dia-dia.

O cálculo da taxa de esforço segue a seguinte fórmula: Taxa de esforço = (Encargos financeiros / Rendimento Líquido Total do Agregado) x 100.

Exemplo de cálculo da Taxa de Esforço:

Prestações de 700 euros / 2 400 euros de rendimentos do agregado familiar x 100 = 29,1%

De acordo com o recomendado pelo Banco de Portugal, as instituições de crédito não devem, por norma, conceder empréstimos a agregados familiares com uma DSTI – debt servisse-to-income (conceito muito semelhante à taxa de esforço) superior a 50%, uma vez que o risco de incumprimento a partir desta percentagem aumenta consideravelmente face ao menor dinheiro disponível no orçamento mensal das famílias.

Quando a sua taxa de esforço aumenta fazendo com que fique com menos dinheiro disponível durante o mês, é a altura certa para apostar na consolidação de créditos.

Esta solução financeira irá permitir que, de uma só vez, reúna todos os créditos num só ficando a pagar apenas uma mensalidade perante apenas uma só instituição de crédito. Esta ação de consolidação de créditos permite-lhe, assim, ficar com uma mensalidade mais baixa e um prazo de pagamento mais alargado que lhe vai possibilitar reduzir a sua taxa de esforço e ficar com mais dinheiro disponível para outras despesas e/ou atividades.

Para além de ficar a pagar apenas uma mensalidade, já que a instituição onde contrate o crédito consolidado irá saldar todas as suas dívidas anteriores, no processo de contratação poderá pedir liquidez extra para fazer face a uma situação urgente.

De referir que os valores de crédito consolidado em Portugal variam entre os 5 mil e os 75 mil euros para prazos de pagamento entre 24 e 84 meses. Por exemplo, para perceber qual a mensalidade que ficará a pagar por um pedido de crédito consolidado, pode fazer uso do simulador de crédito que o Sr. Forreta coloca à sua disposição no seu site definindo os valores e prazos de pagamento que melhor se adequem às suas necessidades.

O que fazer antes de escolher o melhor crédito?

Se, depois de calculada a sua taxa de esforço, perceber que a mesma está demasiado alta e a interferir com a gestão do seu orçamento mensal, está na altura de procurar um crédito consolidado. Como? É o que vai descobrir já de seguida.

Antes de escolher, o melhor é comparar. Neste processo de comparação tenha em atenção as siglas TAEG, TAN, TAE e MTIC, já que será a partir delas que perceberá quanto irá ficar a pagar pelo seu crédito consolidado. Assim:

TAEG: Taxa Anual de Encargos Efetiva Global que representa o custo total do seu crédito consolidado, incluindo a TAN, juros, comissões, remuneração do intermediário do crédito e outros encargos. Quanto menor for a TAEG, menos irá pagar pelo seu crédito.

TAN: Taxa Anual Nominal representa o custo global associado aos juros do empréstimo. Estra taxa não inclui encargos ou impostos e é aplicada durante o período de um ano. Num crédito com taxa fixa, como é o caso do crédito consolidado, a valor da TAN corresponderá à taxa fixa mais o spread, quando aplicável.

TAE: Taxa Anual Efetiva é, na prática, a TAEG subtraindo-lhe os impostos. Inclui os custos com juros, comissões e prémios com seguros.
MTIC: Montante Total Imputado ao Consumidor que lhe dá a conhecer o valor total do seu pedido de crédito ao longo do período de vigência do contrato.

Para além de estar atento as estas siglas e ao seu valor nas simulações que poderá fazer em simuladores online de crédito consolidado como aquele que o Sr. Forreta oferece aos consumidores, é importante que, nas suas contas, tenha em atenção as despesas adicionais e seguros que as mais diversas entidades de crédito juntam às suas propostas de crédito consolidado, já que podem fazer subir o valor da prestação mensal.
A rapidez é um fator importante na altura de pedir um crédito consolidado, por isso tente perceber quanto tempo demora entre o pedido de crédito, a aprovação e a entrada do dinheiro na sua conta. Note que, devido à menor burocracia, cada vez mais consumidores optam por fazerem o seu crédito consolidado online.

Caso não queira passar por todo este trabalho de pesquisa e comparação de propostas, recomenda-se que entregue o seu pedido a um intermediário de crédito, como o Sr. Forreta, que irá colocar os seus especialistas a fazerem esse trabalho por si.

Vantagens do crédito consolidado

família celebra aprovação do credito consolidado

Como fomos percebendo, o crédito consolidado é uma excelente forma não só de organizar as suas finanças pessoais, mas também, e sobretudo, de poupar. Contudo, esta ferramenta financeira traz-lhe outras vantagens:

  • Redução da taxa de esforço: ao “juntar todos os créditos num só” vai poder ficar com apenas um crédito, uma mensalidade com menor taxa de juro e um prazo mais largado de reembolso;
  • Obter liquidez extra: no processo de contratualização de um crédito consolidado pode aproveitar para pedir mais dinheiro do que aquele que tem em dívida (até um limite de 75 mil euros);
  • Aprovação rápida e simples: quando mediado de forma correta e feito o pedido de forma online, o crédito consolidado oferece uma aprovação simples e rápida em 48 horas.

Documentos necessários para pedir um crédito consolidado online

Para garantir uma aprovação rápida do seu pedido de crédito consolidado online, estes são os documentos que terá de entregar:

  • Documento de Identificação (Bilhete de Identidade e Cartão de Contribuinte ou somente o Cartão de Cidadão);
  • Comprovativo de Morada (pode ser uma factura da água, luz ou telecomunicações);
  • Comprovativo de IBAN para o pagamento das prestações mensais;
  • Extratos bancários (por norma, são pedidos os últimos três extractos bancários);
  • Comprovativo de rendimentos, que varia consoante a situação profissional do cliente:
    a) Trabalhadores por conta de outrem: apresentação de, pelo menos, um recibo de vencimento;
    b) Trabalhadores por conta própria: apresentação de, pelo menos, uma Declaração de IRS e Nota de Liquidação do IRS;
    c) Reformado: entrega da Declaração Anual de Rendimentos de Pensões.
  • Mapa de Responsabilidades de Crédito (site do Banco de Portugal).

Melhor crédito consolidado a 84 meses: Senhor Forreta oferece melhor crédito em 48 horas!

Melhor crédito consolidado a 84 meses: Senhor Forreta oferece melhor crédito em 48 horas!

Se a pesquisa e comparação de um crédito consolidado lhe está a dar dores de cabeça e tudo lhe parece igual, a melhor forma de encontrar o crédito que melhor assenta nas suas necessidades é entregar o dossier a especialistas, como o Sr. Forreta.

Especialista respeitado no mercado financeiro português, o Sr. Forreta é uma plataforma online onde vai encontrar as melhores soluções de poupança de forma simples, segura e rápida.

Para poder usufruir dos seus serviços, o consumidor só tem de entrar em senhorforreta.pt, procurar o separador de “Crédito consolidado” e fazer uso do simulador de crédito consolidado que o Sr. Forreta coloca à sua disposição e que lhe permitirá calcular o valor da prestação mensal para o montante de financiamento que pretende pedir num prazo de referência de 84 meses. A este valor poderá pedir ainda liquidez extra.

Feita a simulação, basta-lhe preencher um breve formulário online e a informação passará para as mãos dos especialistas do Sr. Forreta que negociarão com as várias instituições de crédito autorizadas em Portugal de forma a conseguir-lhe a proposta que lhe permitirá poupar mais.

De referir que a análise do seu processo é gratuita e sem compromisso, o que significa que se não gostar da proposta oferecida não terá de pagar nada.

Caso a proposta vá ao encontro das suas necessidades, o pedido segue para análise que demorará no máximo 48 horas. Assim, em dois dias úteis, o seu desejo de consolidação de créditos será satisfeito.