É possível simular um crédito pessoal com resposta imediata?
Conheças as vantagens e desvantagens na hora de simular um crédito pessoal imediato online com o Sr. Forreta.
Renovar a casa, trocar de carro, dar folego a um projeto pessoal ou fazer face a uma urgência são algumas das muitas razões que levam, todos os anos, milhares de consumidores portugueses a recorrerem a créditos pessoais urgentes como forma de obterem financiamento de forma rápida e simples.
Com a digitalização dos serviços bancários, a rapidez deste tipo de processo de financiamento tornou-se ainda maior permitindo a contratação de um crédito online na hora. Ao invés de, como acontecia até há alguns anos, os consumidores terem que se deslocar a um balcão de uma instituição bancária, agora, através de um smartphone, PC ou tablet com ligação à Internet, quem procura um empréstimo pessoal pode sentar-se confortavelmente no sofá de sua casa, procurar uma proposta de crédito, utilizar um simulador de crédito pessoa e fazer a sua contratação de forma imediata. Como? É o que lhe vamos explicar ao longo deste artigo.
Como funciona um crédito pessoal imediato online?
Um crédito pessoal é, antes de mais, segundo o Banco de Portugal (BdC) “um contrato de crédito celebrado com particulares, sem fins comerciais ou profissionais, para financiar a aquisição de bens de consumo, designadamente computadores, viagens, automóveis, educação ou saúde” e enquadra-se naquilo que se denomina, usualmente, como crédito ao consumo.
Neste tipo de crédito incluem-se, como indica o BdP, “os empréstimos a particulares de montante entre os 200 e os 75 000 euros, ultrapassagens de crédito e empréstimos destinados à realização de obras em imóveis, sem garantia hipotecária ou outro direito sobre coisa imóvel, mesmo que de montante superior a 75 000 euros”.
Como acabamos de referir, os limites de financiamento que o crédito pessoal oferece variam entre os 200 euros e os 75 mil euros que deverão ser reembolsados, com juros, num prazo que será determinado pelo consumidor no ato de contratação e que pode variar entre os 12 até 84 meses.
Há ainda a sublinhar a importância que de duas siglas que surgem associadas ao crédito pessoal: TAEG e TAN.
Enquanto a TAEG corresponde à Taxa Anual de Encargos Efetiva Global e é, na prática, o custo total do crédito, a TAN – Taxa Anual Nominal – representa o total dos juros associados ao empréstimo que o consumidor terá de pagar.
De uma forma sucinta, quanto menor for a TAEG, menos o consumidor terá de pagar pelo crédito.
Depois de ter em conta estas informações e fazer as contas à sua taxa de esforço (Encargos financeiros / Rendimento Líquido Total do Agregado x 100), importante para perceber qual o peso do crédito no orçamento familiar (deve ser sempre inferior a 50%, limite tido como “saudável” pelo Banco de Portugal), o consumidor está preparado para pedir o crédito pessoal.
Para usufruir de créditos rápidos em menos de 24h em Portugal, o consumidor terá de, forçosamente de se valer do canal online. Através de uma simples pesquisa num qualquer motor de busca, encontramos inúmeras propostas de crédito pessoal online das mais variadas instituições de crédito presentes no mercado financeiro português, bem como plataformas agregadoras destas mesmas soluções de crédito que analisam e enviam as propostas dos consumidores para os diferentes intermediários conseguindo oferecer-lhes a solução que melhor se adequam às suas necessidades e, acima de tudo, muito rapidamente, como é o cas do Sr. Forreta.
De forma a melhorar a experiência de procura e comparação entre as diferentes propostas, o consumidor pode fazer uso dos simuladores de crédito que as várias instituições disponibilizam de modo a saber qual o valor das prestações mensais e dos juros que irá pagar em função do dinheiro que pretende pedir e do prazo em que o pretende reembolsar.
Exemplo prático
Imagine que quer renovar a sua casa e precisa de 10 mil euros, mas não quer mexer nas suas poupanças. Face a esta necessidade e condicionante, decide contratar um crédito pessoal online.
O primeiro passo é abrir um motor de busca no seu PC, smartphone ou tablet e pesquisar pelas palavras “crédito pessoal” ou “empréstimo pessoal”. Quando clicar num dos resultados irá ser reencaminhado para a página de crédito da instituição escolhida onde vai deparar-se com um simulador de crédito que lhe vai permitir calcular o valor da prestação mensal que ficará a pagar em função do montante e prazo de reembolso que escolher. Para além dist, é_lhe dada também a informação sobre a TAEG, TAN e MTIC (Montante Total Imputado ao Consumidor) e, em muitos casos, incluir um seguro de crédito.
Se a proposta for do seu agrado, basta clicar na barra que normalmente surge a acompanhar o simulador e que diz, por exemplo, “Pedir Já”, “Peça Já” ou “Adira Já”. A partir daqui será reencaminhado para um formulário online que deverá preencher e ao qual deve adicionar os documentos requeridos. Tudo de forma 100% digital.
Feito o pedido, como o online permite a contratação do crédito na hora, o montante pode entrar na sua conta no espaço de dois dias úteis após a sua aprovação.
Lembre-se que, durante todo processo de contratação e posterior vigência do contrato, o consumidor tem direitos de que se pode valer. Estes são:
a) Direito à informação: o direito à informação engloba o acesso a toda a informação sobre o crédito pessoal a contratar;
b) Direito de livre revogação do contrato de crédito até 15 dias após a assinatura do contrato de crédito pessoal.
Quais os documentos necessários para a contratação do empréstimo?
Fazer uso dos simuladores de crédito não lhe exigirá o pagamento de qualquer quantia ou a apresentação de documentos. Todo o processo é não só o mais simples possível, como também menos burocrático quando comparado com os pedidos de crédito realizados num balcão físico de forma a acelerar o pedido de crédito.
No caso de a proposta lhe agradar e decidir passar à contratação, aí terá de preencher um formulário online e anexar alguns documentos. Apesar dos documentos pedidos poderem variar de instituição para instituição, por norma, estes são os pedidos mais comuns:
- Cartão de Cidadão (CC);
- Comprovativo de morada, tal como, por exemplo, uma fatura da água, luz ou pacote de telecomunicações;
- Comprovativo de rendimento: a última Declaração de IRS e Nota de Liquidação (no caso de se tratar de um trabalhador por conta de outrem terá que apresentar, pelo menos, um recibo de vencimento podendo ainda ser pedida uma declaração da entidade patronal relativa ao vínculo laboral do trabalhador);
- Comprovativo de IBAN.
Quais as vantagens e desvantagens na hora de contratar um crédito online?
Tal como qualquer outro produto financeiro, o crédito pessoal tem vantagens e desvantagens. A saber:
– Vantagens
- A abertura de processo de contratação não tem custos, é simples e rápido;
- Disponíveis 100% online
- O crédito pessoal é uma solução que se adequa a uma infinidade de propósitos: renovação da casa, férias, compra de carro, troca de eletrodomésticos, etc.
- Limites de financiamento elevados (75 mil euros máximo);
- Prazos de pagamento alargados (máximo de 120 meses);
- Possibilidade de antecipação do reembolso do dinheiro pedido;
- Menor carga burocrática do que um pedido de crédito pessoal num balcão físico ou do que um crédito habitação;
- Seguro (possibilidade de adicionar um seguro com cobertura de vida, doença e desemprego);
- Sem a necessidade de apresentação de garantias e sem o risco de hipotecas.
– Desvantagens
- Juros mais elevados quando em comparação com um crédito consolidado ou um crédito habitação;
- Algumas instituições de crédito cobram comissões e taxas;
- Elevadas penalizações por incumprimento;
- Perigo de o consumidor cair numa “espiral de crédito”, isto é, pedir créditos de forma consecutiva elevando a sua taxa de esforço até níveis incomportáveis para o seu orçamento.
Conheça as principais instituições financeiras de Portugal
Como já afloramos anteriormente, para contratar um crédito pessoal online com resposta imediata, terá de entrar na página de crédito de uma das muitas instituições de crédito presentes no mercado financeiro português.
Se pretende um crédito pessoal e gostaria de saber qual o banco com menor taxa de juros para financiamento, ou seja, a solução mais amiga da sua carteira, tome nota dos valores que lhe apresentamos na tabela seguinte que diz respeito a um pedido de empréstimo de 10 mil euros para um prazo de reembolso de 60 meses em cinco das principais instituições de crédito portuguesas:
Banco | TAEG | TAN | Prestação mensal |
Cofidis | 11,54% | 10,2% | 217 euros |
Cetelem | 9,74% | 8,75% | 210 euros |
Unibanco (Unicre) | 12,6% | 8,35% | 220 euros |
BPI | 10,22% | 9% | 211 euros |
CGD | 9,67% | 8,5% | 208 euros |
Apesar de a TAEG ser um bom indicador para nos ajudar a escolher um crédito pessoal, é importante que tenha em conta os custos adicionais que pode encontrar em alguns bancos. Para além de ter, obrigatoriamente, que abrir conta nessa instituição, para poder pedir um crédito, em bancos como a CGD só terá acesso a taxas bonificadas se cumprir com alguns requisitos, como a domiciliação de ordenado ou a contratualização de um cartão de crédito.
Porquê escolher o Sr. Forreta?
Se não quer perder tempo e ter acesso a financiamento de forma rápida, o Sr. Forreta apresenta-se como a solução a ter em conta. Porquê?
Para começar, o Sr. Forreta trabalha em parceria com as principais instituições de crédito em Portugal dando ao consumidor acesso a produtos de crédito exclusivos e competitivos sem que este tenha de perder tempo na consulta e comparação das diferentes soluções de crédito presentes no ecossistema financeiro português.
Quer seja para a colocação de um novo telhado em sua casa, para a compra de um novo frigorifico ou para a compra de um pacote de viagens que lhe aguçou o apetite, no Sr. Forreta vai encontrar soluções de crédito com mensalidades e prazos ajustados à medida das suas necessidades ou desejos. Tudo isto sem comissão de abertura de processo ou de amortização antecipada e sempre com prazos, taxas e mensalidades fixas.
O processo de contratação não podia ser mais simples. Com a garantia de aprovação do seu crédito pessoal online em 48 horas, o Sr. Forreta disponibiliza-lhe um simulador de crédito que lhe vai permitir calcular o valor do empréstimo e prazos de reembolso que variam, respetivamente, entre 5 e 50 mil euros e entre 24 e 84 meses.
Depois de escolher o montante e prazo, basta-lhe escolher a finalidade (Lar/Decoração; Som/Imagem/Eletrodomésticos; Informática; ou Viagens) e simular. Seguidamente irá abrir-se um pequeno formulário onde lhe será pedido o nome, NIF, e-mail, ordenado liquido e situação contratual.
Realizada a simulação, o seu pedido será analisado pelos experientes consultores do Sr. Forreta que, posteriormente lhe irão apresentar a solução de crédito pessoal que melhor se adeque às suas necessidades e, acima de tudo, com a maior poupança.